PERGUNTEI PARA A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL SE ELA IRIA ACABAR COM O EMPREGO DAS PESSOAS E ESSA FOI A RESPOSTA

Imagem de DrSJS por Pixabay


Já ouço falar de Inteligência Artificial (IA ou AI) há pelo menos 7 anos, e sempre num tom que ameaça acabar com o trabalho das pessoas, e todo o cenário pós-apocalíptico, digno de um filme como “Eu, Robô”. Aproveitando esta onda de ferramentas de IA como o CHATGPT, ousei perguntar, a tão temida Inteligência Artificial, se ela é uma ameaça ou uma facilitadora. Segue abaixo a resposta:

A inteligência artificial vai tirar o emprego das pessoas?

A inteligência artificial (IA) tem o potencial de mudar a forma como trabalhamos e vivemos, e é verdade que ela pode afetar alguns empregos no futuro. No entanto, a IA também pode criar novas oportunidades e empregos em áreas relacionadas.

A IA pode ser usada para automatizar tarefas repetitivas e de baixo valor agregado, o que pode levar à redução de empregos em algumas áreas, como produção em massa, atendimento ao cliente e contabilidade, por exemplo. Mas a IA também pode ser usada para melhorar a eficiência e a precisão em muitas outras áreas, como medicina, finanças, transporte, marketing, entre outras, criando novas oportunidades de emprego e ajudando as pessoas a realizar tarefas mais complexas e desafiadoras.

Além disso, a IA pode ser usada para criar novos produtos e serviços que antes não eram possíveis, como assistentes pessoais, carros autônomos, diagnósticos médicos mais precisos, sistemas de segurança avançados e muito mais. Isso pode levar à criação de novas empresas e setores de mercado, gerando novas oportunidades de emprego.

No entanto, é importante lembrar que a IA não é uma solução mágica para todos os problemas e ainda há muitas áreas em que o trabalho humano é insubstituível. A IA pode ser uma ferramenta poderosa para ajudar as pessoas a realizar tarefas com mais eficiência, mas não pode substituir completamente o trabalho humano.

Em resumo, a IA pode afetar alguns empregos no futuro, mas também pode criar novas oportunidades de emprego e melhorar a qualidade de vida das pessoas. O importante é que as pessoas estejam preparadas para se adaptar às mudanças e adquirir novas habilidades para se manterem relevantes no mercado de trabalho.

Resumirei a inteligência artificial com uma palavra FUTURO. Crescemos com essas variáveis rondando nossos pensamentos, adaptação, inovação, busca constante pelo conhecimento. Tenha certeza as coisas não vão mudar, ainda precisaremos nos adaptar e buscar evoluir constantemente, talvez algumas atividades sejam mais simplificadas e isso nos gere mais tempo para correr atrás do nosso autoconhecimento.


Me siga nas redes sociais e não perca nada

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code